Translate

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Terapia de casal, Funciona?????


A terapia de casal, ou terapia conjugal, é uma psicoterapia em que ambos os parceiros participam, tendo o foco na sua interação e nas dificuldades específicas que eles estão vivendo. Ela pode auxiliar o casal a pôr seu relacionamento de volta aos trilhos, seja no casamento, no namoro ou no noivado. As sessões podem ser realizadas individualmente ou em dupla, levando em conta desde o primeiro encontro do casal até o momento atual do relacionamento. Através do diálogo, procura-se descobrir os motivos da crise e soluções eficientes para eliminá-los. Não é uma fórmula mágica que irá “consertar” as coisas, mas um canal para o casal entender melhor suas dificuldades e trabalhar psicologicamente em cima delas.

Qual é a hora certa de procurar a terapia de casal?

O ideal é não deixar a crise se instalar para procurar a terapia conjugal. Se o profissional for procurado logo que começarem as brigas e os desentendimentos frequentes, a chance de a terapia dar certo é maior. Adultérios, mudanças de planos de vida e distanciamentos sem motivo aparente também são fortes razões para buscar ajudar profissional, antes que o problema avance mais e saia completamente do controle. Não há uma regra para o momento certo de partir para a terapia, mas, em geral, sempre que a relação deixar de ser prazerosa para os dois, ela pode ser uma alternativa eficiente de reconciliação.

Você está se desentendo com o seu parceiro (a)? Tudo na sua relação é sinônimo de brigas e ofensas? Na maior parte dos casos, após alguns anos de convivência, muitos casais entram em crise e as vezes não sabem o motivo. A convivência diária, as manias de cada um e a intimidade são pontos que contribuem para a intolerância, mas nem sempre esse sintoma é sinal de que o amor e a admiração pelo outro estão chegando ao fim. Na verdade, isso é um alerta de que é preciso ajustar alguns pontos para que o pior não aconteça. Se você se encaixa nessa situação, que tal procurar ajuda? A terapia de casal é uma ótima forma de listar os problemas e aprender a solucioná-los

Nenhum comentário:

Postar um comentário